A Realidade Aumentado é um ambiente que combina elementos virtuais em um mundo real, criando um ambiente misto, interativo e em tempo real e proporciona ao usuário o manuseio desses objetos com as próprias mãos, possibilitando uma interação natural e atrativa com o ambiente.
Essa técnica existe desde a década de 80 e uma das tarefas mais difíceis do desenvolvimento de aplicações de realidade aumentada era o cálculo para posicionar em tempo real o objeto virtual no mundo real do ponto de vista do usuário para que, então, as imagens ficassem exatamente alinhadas com os objetos reais a sua volta.Mas foi em 1999 Hirokazu Kato criou o ARToolKit, uma biblioteca de programas, que resolve esse problema.
O ARToolKit usa técnicas de visão computadorizada através do rastreamento óptico para calcular a posição real da câmera e a orientação relativa aos marcadores com os tais códigos gráficos, permitindo ao programador sobrepor objetos virtuais sobre tais marcadores.
Dessa forma para que possamos usar a Realidade Aumentada necessitamos de: um software específico, como por exemplo, o próprio ARToolKit; um programa de renderização 3d, para criar os objetos 3d; um webcam e os marcadores. A figura abaixo mostra uma aplicação de Realidade Aumentada, o quadrado preto e branco é um marcador. A Terra, a Lua e o satélite são os objetos 3D vinculados a este marcador.
Figura 1: Visualização de uma animação em Realidade Aumentada.
A R. A. é uma das novas tecnologias que mais vem se desenvolvendo nos últimos anos. Além de ser utilizada em diversos setores como engenharia, games, publicidade, medicina e até mesmo como recurso militar. Podendo também ser usada como um poderoso instrumento de ensino.